quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

2 cegueiras, 2 milagres

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.


O texto já é conhecido. Na multidão (seguidores e discipulos), haviam 3 grupos distintos.
 #Um que mandava o cego se calar
 #Um que obedeceu a Cristo
 #Um que se calou (Acréscimo meu)

Quando lemos ou ouvimos alguem pregar sobre esse trecho da Biblia, focamos sempre no cego e algumas vezes na multidão, de forma superficial. 
Quando comecei a escrever, ainda na minha agenda, sobre essa passagem, fui levada a crer que se não estamos ouvindo a Cristo, é porque nos preocupamos demais com outros ruidos. Que visão mais egoista a minha, pelo menos nesse contexto. Quando li novamente pude entender, que quanto mais proximo de Cristo, mais proximo estaremos dos que clamam. 
 Mas é válido ressaltar que quando digo proximo, não quero dizer aproximação fisica, e sim aproximação espiritual. Intimidade, comunhão. 
Aquelas pessoas seguiam a Cristo, e mandava o cego calar a boca. Provavelmente porque era uma marcha de uma realeza (pra quem assim O reconhecia). Talvez não desse pra ouvir muito bem o Mestre, com toda aquela gritaria, ou talvez por que os que seguiam, achavam que aquele cego estava buscando dinheiro. Não sabemos ao certo o que rodeava a mente daquelas pessoas. 
 Mas uma coisa sabemos, que voce pode ter titulo de discipulo, mas isso nunca quis dizer que voce tem a essencia do Mestre. É esse um dos fatores que mais me chamam atenção: Religiosidade. A diferença entre ouvir e obedecer. Seguir a Cristo e impedir algumas pessoas de supostamente atrapalharem parecia ser a coisa certa a fazer. Um cristão que não compreende, ou ao menos não respeita o clamor do proximo, não conhece a Quem segue. Aquelas pessoas andavam coladas em Jesus, mas ainda assim nao conseguiam ter o perfume de Cristo.
E me pergunto qual o cego que me cerca e eu tenho mandado calar-se.
Qual pessoa esta proximo de voce, cuja alma pede auxilio e voce acha que esta sendo usado pra tirar sua paz? Quantas vezes ja dissemos: Eu vou pra igreja, ao inves de perder minha paz aqui com voce.
Mas não se engane, esse cego na sua vida nao vai gritar: Fulano, filho de Deus, tem misericordia de mim. Os gritos dele serão com agressão para demonstrar o medo de se ferir, com isolamento pra mostrar o medo de ferir alguem. Com frieza pra esconder o coração que deseja carinho. Percebeu que a atitude que negavamos fazer igual, agora parece rotina?
Porem, o mais incrivel de tudo, é que Jesus parou o que estava fazendo e foi curar os inumeros cegos. Sim, inumeros... O cego que a biblia relata é um cego fisico. Sua enfermidade era no corpo, na carne. Mas quantos outros cegos espirituais não foram curados no mesmo momento? 
Não espere um milagre acontecer sem ter participado dele. Leve os cegos até o Messias. Seja curado e ajude outros a receberem a cura. 
Até mais.

0 comentários:

Postar um comentário